I SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO IFSUL TEM A PRESENÇA DE GAUDÊNCIO FRIGOTTO


O I Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do IFSul, realizado na última sexta-feira, 26, em Charqueadas, teve a abertura abrilhantada pela palestra de Gaudêncio Frigotto, professor e pesquisador com mais de 20 livros publicados na área da educação. Ele iniciou sua fala destacando a educação emancipatória e inclusiva oferecida pelos institutos. Ele lembrou que sua formação foi atravessada pela realidade de um país ditatorial, quando o acesso ao conhecimento era uma verdadeira batalha.

Sobre os ataques ao serviço público, Frigotto salientou que o objetivo é impedir que trabalhadores programem seu futuro, é a criação de um traiçoeiro sistema de controle da vida e do bolso dos servidores. É uma tentativa de minar a dignidade profissional, acabando com a autonomia e independência dos trabalhadores.

Em relação ao projeto Escola Sem Partido, o pesquisador lembrou que essa estratégia não é novidade, apenas uma nova face de um movimento ardiloso, que busca ter uma base no senso comum para instituir censura nas escolas.  Ninguém quer uma escola com partido, defendemos uma escola livre, aberta ao debate e pautada pela pluralidade de ideias. A forma que encontraram de acabar com o pensamento crítico nas escolas é demonizando professores e pensadores, é instituindo uma “escola sem partido”, mas que representa, na verdade, um partido único, uma religião única e uma verdade única.

Durante a abertura, destacaram-se falas em defesa da rede federal de educação, que tem sido duramente ameaçada e que tem, a partir de 2019, um cenário ainda mais dramático para ser superado. A reitora do Instituto Federal Farroupilha, Carla Comerlato Jardim, falou sobre a importância de uma educação aliada ao trabalho para a promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Sobre o cenário atual, ela afirmou que a nossa causa não é a do ódio, mas a da justiça e do diálogo, por isso é preciso manter a confiança.

No final da atividade, os alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede do IFSul homenagearam Gaudêncio Frigotto e todos os professores da Rede Federal. Com a leitura do poema “O operário em construção”, escrito por Vinícius de Moraes em 1956 e que descreve o trabalho como base da vida humana, os alunos emocionaram a plateia que lotou o auditório do campus Charqueadas.

O I Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do IFSul foi organizado pelos professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede do IFSul e teve o apoio do Campus Charqueadas. O Sinasefe-IFSul viabilizou a participação no evento de todos os filiados inscritos no 2º Seminário de Fortalecimento do Ensino Médio Integrado no IFSul, realizado no dia 25/10, em Sapucaia do Sul.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO