Reforma trabalhista é aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado

Não vamos deixar passar, 30 de junho é dia de greve geral!

Por 14 votos a 11, A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado aprovou o projeto da reforma trabalhista no fim da tarde desta terça-feira (6). Agora, o texto segue para outras duas comissões, a primeira de Assuntos Sociais e a segunda de Constituição e Justiça, antes de seguir para votação no plenário do Senado.

Após oito horas de sessão, o relatório do deputado Ricardo Ferraço (PSDB-ES) foi aprovado favorável ao projeto. O texto-base segue para as comissões como foi aprovado na Câmara, sem alteração, mesmo após as tentativas dos senadores em mudar itens da reforma ou de retirá-la da pauta.

No entanto, o relator orientou seguir a tramitação e algumas mudanças que tornariam a reforma mais “branda”, sugeriu serem feitas pelo governo quando o presidente Temer sancionar a proposta, por meio de MP (Medida Provisória).

Os trabalhadores não devem se enganar, as mudanças por MP tendem a ser para pior e já estão acontecendo. Exemplo recente foi a MP 767/17 aprovada no dia 24 de maio e que amplia a carência para o acesso ao auxílio-doença assim como o salário-maternidade (veja matéria aqui).

A CSP-Conlutas é contra as mudanças na reforma e defende que o projeto seja retirado da pauta do Congresso Nacional.

Se passar, a reforma representará a retirada de direitos históricos dos trabalhadores. Prevê negociações diretas entre patrão e empregados, e isso significará, na prática, que direitos garantidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e que protegem o trabalhador sejam rebaixados em acordos impostos pelos patrões.

Esses são alguns dos ataques:

CLT perde força

Fortalece acordos individuais em detrimento da lei e de acordos de convenções coletivas. Poderão ser objeto de acordo individual: parcelamento de férias, banco de horas, jornada de trabalho e jornada em escala (12X36), mediante mero acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo e sem intervalos. Alguns pontos, asseguram que não poderão ser negociados como FGTS, seguro desemprego e 13º salário. Mas não podemos confiar. Ou seja, acabarão com a demissão por justa causa em que os patrões são obrigados a pagar todos os direitos.

 Férias

Permite o parcelamento das férias em até três vezes desde que um dos períodos tenha mais de 14 dias. De acordo, com as necessidades da patronal, é claro.

Rescisão por acordo

Permite a rescisão do contrato de trabalho “por acordo”, reduzindo o valor do aviso prévio indenizado e a multa de 40% sobre o saldo do FGTS pela metade. Nesse caso, o trabalhador poderá sacar 80% do saldo do FGTS. Mas não terá direito ao seguro-desemprego. A rescisão passará a ser feita na própria empresa, na presença dos advogados do patrão e do trabalhador, e não mais em sindicatos como prevê a legislação hoje. Imagine quem imporá as regras?

Grávidas e lactantes

Poderão trabalhar em locais insalubres de graus “mínimo” e “médio”, desde que apresentem atestado médico. Em caso de grau máximo de insalubridade, o trabalho não será permitido.

Atualmente, grávidas e lactantes não podem trabalhar em locais insalubres, independentemente do grau de insalubridade.

Greve Geral para barrar as reformas

O dirigente da CSP-Conlutas, Luiz Carlos Prates, o Mancha, destacou que é preciso intensificar as mobilizações e impedir essa reforma. As Centrais já orientaram um dia de agitação no dia 20 de junho, que será um esquenta para a Greve Geral, marcada para o dia 30 de junho.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO