Fórum das Entidades Sindicais e Sociais de Camaquã e Região realiza seminário sobre a previdência


Na quarta-feira, 25, a sede da Associação dos Aposentados de Camaquã esteve lotada para a realização do Seminário “Reforma da previdência vai piorar a qualidade de vida da classe trabalhadora”, promovido pelo Fórum das Entidades Sindicais de Sociais de Camaquã e Região. A atividade teve como palestrante o advogado previdenciário, Marcelo Xavier Vieira, e como debatedores a secretaria da juventude da CUT, Letícia Raddatz; a representante da CSP Conlutas, Neida Porfilo de Oliveira; e o Presidente da CTB/RS, Guiomar Vidor.

Marcelo Vieira iniciou a sua fala explicando as diferenças entre a Reforma da Previdência de 2017 e o Fator Previdenciário. Para o advogado, o principal argumento do governo para a reforma é a correção das chamadas “injustiças do sistema”, como aposentarias precoces e onerosas, são "corrigidas" pelo fator. Assim, a grande mudança apresentada é o sacrifício dos trabalhadores rurais, trabalhadores em condições insalubres, mulheres, pensionistas e aposentados por invalidez, que encontrarão um sistema ainda mais injusto e austero.

O advogado ressaltou, ainda, que as mudanças na aposentadoria por invalidez irão atingir também os servidores públicos. Antes o servidor considerado incapacitado para as suas funções era aposentado. De acordo com a nova proposta, o servidor deverá passar um processo de readaptação que desconsidera a função original de concurso, exige apenas que este seja mantido ativo em alguma área de interesse da administração. Por fim, o palestrante deixou como proposta para reflexão as reuniões do Secretário ad Previdência Social, Marcelo Caetano, com as principais empresas de previdência privada do país, nos dias que antecederam o anúncio da reforma. 

Durante a mesa de debates, a representante da CSP Conlutas, Neida Oliveira, destacou que a união da classe trabalhadora e das entidades sindicais e sociais é urgente. “É preciso reestabelecer a democracia para que se possa frear não apenas a reforma da previdência, mas a reforma trabalhista, que já está na mira do governo golpista”. 

O Presidente da CTB/RS, Guiomar Vidor, destacou que não podemos simplesmente acreditar que, em um mundo onde 80% da população vive com 5% da riqueza mundial e que o 1% mais rico concentra 50% das riquezas, o problema da economia e das crises deve ser solucionado penalizando trabalhadores e aposentados. Ele alertou ainda para o mito de que existe um déficit na previdência é de 85 bilhões, mas ainda assim o governo concede 142 bilhões de anistia previdenciária para grandes empresas e corporações. Guiomar Vidor encerrou a mesa afirmando que é preciso ampliar a luta, chegar nas igrejas, associações e escolas, pois somente assim será possível desconstruir o mito que existe sobre a previdência e sobre os aposentados. 

O Sinasefe-IFSul compõe o Fórum das Entidades Sindicais de Sociais de Camaquã e Região e foi um dos apoiadores e organizadores da atividade, através de seu coordenador de políticas educacionais, Leandro Barbosa. 

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO