SABERES E COMPETÊNCIAS

RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS - RSC
 
Depois de seis meses da aprovação da Lei 12772, o Diário Oficial da União do dia 11 de junho de 2013, publicou a Portaria do MEC, nº 491, que cria o Conselho Permanente para o Reconhecimento de Saberes e Competência – CPRSC para os Docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – EBTT, que terá a responsabilidade de gerar todo o procedimento para a concessão ou não deste direito aos docentes.
Sua composição, num total de 18 membros, conta com apenas três titulares e três suplentes indicados pelo SINASEFE. Os demais integrantes estão assim distribuídos: seis representantes do governo (SETEC, SESU, CAPES, SAA/MEC, SEPESD/MD e SEGEP/MPOG), três representantes dos gestores (CONIF, CONDETUF e CONDICAP), três personalidades de relevantes serviços prestados ao EBTT, escolhidos pelo MEC, além de três representantes do PROIFES, que consideramos também como membros da bancada governista.

O RSC tem tido uma grande repercussão nas nossas bases. O SINASEFE tem participado deste processo mantendo firmes seus princípios em fortalecer a formação continuada dos docentes da EBTT e não permitir que o RSC se converta em moeda de troca dos gestores e nem que seja um processo produtivista de avaliação do trabalho docente.
Foi com este propósito que o SINASEFE discordou veementemente da proposta apresentada pelo GT do governo/PROIFES, que apontava os gestores como os grandes responsáveis pela concessão deste benefício à categoria. Apresentamos como alternativa a isto proposta para que este Conselho responsável pela avaliação do RSC fosse eleita pelos docentes de cada Instituto Federal.

REUNIÃO RSC: POLÊMICAS

A primeira polêmica diz respeito ao Comissão Especial, definida na portaria do MEC, que avaliará o direito dos docentes em receber o RSC. Enquanto nós discordávamos da indicação desta Comissão pelos gestores, muitos apresentaram suas divergências quanto ao processo de eleições diretas, incluindo o PROIFES. Diante dos debates surgiu uma nova proposta por parte do CONIF na qual a Comissão Especial será formada por uma banca de avaliadores da EBTT, contratados via edital com remuneração por serviço prestado. A composição de cada banca ocorreria através de sorteio, respeitando as normas da portaria, na qual 50% dos seus membros seriam, obrigatoriamente, de docentes de outras Instituições.
A outra polêmica tratou das Diretrizes para a concessão do RSC. Nossa base deve ter o cuidado em deliberar sobre esta questão, pois ao CPRSC aprovará na sua próxima reunião e enviará para todos as IFEs, onde os seus Conselhos Superiores aprovarão o barema de avaliação de cada pedido de RSC.
A próxima reunião com o Governo ocorrerá dia 19/08.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO