REUNIÃO PARA DISCUTIR RSC

O SINASEFE participou da segunda reunião do Conselho Permanente para Reconhecimento de Saberes e Competências - CPRSC que aprovou seu Regulamento de funcionamento, nesta segunda-feira (19). Entre outras discussões, o grupo definiu também quanto a Comissão Especial para concessão do direito e os critérios para seus avaliadores. O SINASEFE ressaltou a falta de incentivo do governo aos docentes antigos e defendeu o direito destes em pleitear também o RSC.
Mais uma vez as principais posições apresentadas pelo SINASEFE não foram aceitas, porém conseguimos impedir que o RSC se tornasse moeda de troca nas mãos dos gestores.
As principais divergências entre as posições do governo/PROIFES e do SINASEFE foi quanto à criação de uma Comissão de Avaliação de Regulamento – CAR que terá o papel de julgar os regulamentos construídos nas Instituições Federais de Ensino – IFE. Diante do entendimento do Sindicato, essa Comissão é uma forma de ferir a autonomia dos Institutos Federais. O SINASEFE defendeu o fim da chamada CAR, mas o restante da comissão decidiu mantê-la com uma sutil alteração de nome passando a se chamar Comissão de Análise de Regulamento. Apenas os representantes do SINASEFE votaram pela supressão da referida comissão.
Outra grande divergência foi sobre a formação da Comissão Especial responsável pela concessão do direito do RSC aos docentes. Pressionados pelos argumentos do SINASEFE em que a concessão da RSC não poderia ficar sob a responsabilidade do reitor, o governo apresentou uma proposta a qual a Comissão Especial seria formada por um processo de sorteio feito por uma banca de avaliadores.
O SINASEFE não abriu mão da sua posição apresentada no início das negociações sobre o RSC, em que deveria ser preservado que os membros desta Comissão deveriam ser eleitos pelos seus pares. Assim apresentamos a proposta aprovada na nossa PLENA que a comissão especial fosse formada pelas CPPD eleita pelos docentes.
Com o argumento da sobre carga de trabalho da CPPD, o PROIFES voltou a apresentar a proposta que a Comissão especial fosse formada por docentes indicados pela Instituição, ou seja, pelos reitores. Proposta muito mais atrasada que a apresentada pelo governo e o CONIF.
O SINASEFE insistiu na necessidade de fazer todo o processo de formação da Comissão Especial por um processo eleitoral que não foi aceito pelo governo com o apoio do PROIFES e CONIF.
Por maioria de votos foi aprovada a proposta que a Comissão Especial que é composta por avaliadores internos e externos, conforme a portaria, e será responsável pela concessão do RSC da seguinte maneira:
1) A IFE's que tem CPPD formada por trabalhadores da EBTT, a CPPD indicará os avaliadores internos que comporão a Comissão Especial;
2) A IFE's que não tenham CPPD, caso das escolas militares, ou seus membros não seja da carreira da EBTT, caso das Universidades, os avaliadores internos que comporão a Comissão Especial serão eleitos pelos seus pares;
3) Os avaliadores externos que comporão a Comissão especial serão sorteados de uma banca nacional de avaliadores constituída a partir de edital de convocação feita pela CPRSC.
SINASEFE põe em pauta o Reconhecimento aos docentes antigos
O SINASEFE apresentou a proposta que todos os trabalhadores do EBTT que tenham mais de 15 anos de carreira na rede federal de ensino sejam contemplados pela RSC automaticamente pelos seus serviços prestados a nossa rede e pela falta de incentivo do governo com relação a formação continuada. Esta proposta teve apoio de vários segmentos do Conselho.
O próprio governo, que considerou os 15 anos pouco tempo, se comprometeu de fazer uma discussão interna para aprimorar a proposta e discutir esta concessão.
O SINASEFE acredita ser justo reparar esta dívida que o governo tem com os docentes das escolas federais do Ensino Básico, pois, a preservação da alta qualidade que sempre apresentaram essas escolas foi fruto do esforço brutal que seus profissionais desenvolveram na sua história.
Ainda não está concluído o trabalho do CPRSC e nova reunião será marcada para bater o martelo sobre a concessão da RSC aos trabalhadores por tempo de serviço e aprovar definitivamente as diretrizes.
O SINASEFE continuará firme na defesa do interesse dos trabalhadores da EBTT, buscando sempre melhores condições de vida e trabalho.
A próxima reunião do Conselho ficou marcada para a segunda semana de setembro.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO