8º SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DO SINASEFE


“O Protagonismo da Classe Trabalhadora na Construção da Política Educacional Brasileira”. Esse é o tema da 8ª edição do Seminário Nacional de Educação do Sinasefe, que será realizada em Natal nos próximos dias 4, 5 e 6 de julho. O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica organiza o evento em parceria com a seção que o sedia, e conta com a participação de entidades de todo o país.

Gestão e infraestrutura, práticas educacionais e condições de trabalho, políticas e programas de governo são os eixos que serão abordados nos grupos de trabalho (GTs), que contarão com um banco de textos no site do Sinasefe. Artigos referentes aos temas podem ser enviados para o e-maildn@sinasefe.org.br até 16 de junho e devem conter no máximo três páginas (espaçamento simples, fonte 12).

O evento será aberto à participação do público em geral, especialmente aos interessados na temática educacional, com enfoque na educação básica, profissional e tecnológica.

Abaixo, as temáticas referentes a cada eixo que será abordado durante o seminário e sobre as quais os textos enviados deverão tratar:

EIXO 1 à GESTÃO E INFRAESTRUTURA

·    Expansão da Rede Federal de Educação Básica, Profissional e Tecnológica: Financiamento e diretrizes para implantação e consolidação dos câmpus.
·     Gestão democrática e a elaboração dos documentos estratégicos: Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projeto Político Pedagógico (PPP), Organização Didático-Pedagógica, Estatuto e Regimento Interno e Regimento eleitoral.
·    Política de pesquisa e extensão das autarquias da Rede: compromisso social e transparência dos editais.
·     Programa nacional de capacitação e formação permanente dos trabalhadores da educação.

EIXO 2 à PRATICAS EDUCACIONAIS E CONDIÇÕES DE TRABALHO

·      Avaliação de desempenho dos trabalhadores de educação da rede.
·      Jornada de trabalho dos docentes e técnicos-administrativos: Institucionalização de uma política.
·      Saúde do trabalhador da educação.
·      Projetos pedagógicos integrados de educação básica e profissional: concepções e diretrizes;

EIXO 3 à POLÍTICAS E PROGRAMAS DE GOVERNO

·      Políticas de Inclusão na Rede: cotas raciais, a lei 12.711/12 e pessoas com deficiências.
·      Políticas de Assistência Estudantil: avaliação, perspectivas, limites e ampliação de recursos.
·   Formação inicial de professores (licenciaturas) na rede federal de educação básica, técnica e tecnológica;
·      Precarização do ensino na Rede: projetos e programas (PRONATEC, Pronera, Mulheres mil e outros).
·      Ensino a distância (EaD): metodologias, contradições e interfaces com ensino presencial.


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