Parecer Jurídico sobre o Direito de Greve de Servidores Substitutos ou em Estágio Probatório

Veja o parecer jurídico da Assessoria do Sinasefe-IFSul sobre os direitos dos servidores substitutos ou em estágio probatório no período de Greve:


O direito de greve é uma conquista não só dos trabalhadores, mas também da sociedade, por isso a Constituição Federal procurou garantir o exercício deste direito tanto na esfera privada quanto na esfera pública. Todavia, o exercício do direito de greve é sucessivamente tolhido por iniciativas do empregador, do Governo Federal, do Ministério Público e da Justiça (do Trabalho e Federal). A forma jurídica utilizada para sufocar o movimento paredista tem se centrado no uso de ações de reintegração de posse e/ou interdito proibitório, ações com pedidos de indenização por perdas e danos e lucros cessantes, ações requerendo a punição de dirigentes sindicais e aplicação de multas aos sindicatos.
....


Dito tudo isto, deixo claro que qualquer ato praticado por agente público com o intuito de constranger, pressionar ou ameaçar professor substituto ou servidor em estágio probatório, caracteriza um ato arbitrário e ilegal, tipificado como caso de assédio moral. Caracterizado o ato aqui tipificado poderá o próprio professor ou servidor constrangido, pressionado ou ameaçado denunciar este fato a chefia imediata superior ao agente público assediador. O sindicato também poderá, caso entenda pertinente, denunciar. A presente denúncia, em tese, pode ser encaminhada ao Delegado da Polícia Federal ou ao Ministério Público Federal, caso o ofendido ou o sindicato assim entendam proceder.  



#GreveÉDireito #ContraoAssédio #SinasefeIFSul

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO