SINASEFE defende RSC para todos já!



A defesa da concessão do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para todos trabalhadores da Rede Federal se fortaleceu ainda mais no último sábado (17/09). Durante a 144ª Plena do SINASEFE, mais de 80 trabalhadores (técnicos e docentes) se juntaram para formar a Frente em Prol do RSC Para Todos. O objetivo do grupo, que conta com dirigentes nacionais e militantes de base, é defender a urgente concessão do RSC para técnicos, docentes (doutores nível IV) e profissionais aposentados de ambos segmentos.

Aposentados
Desde os debates que antecederam a criação do RSC para docentes, com a publicação da Resolução nº1 em fevereiro de 2014, o SINASEFE reafirma sua posição pela concessão do benefício aos aposentados. No entendimento do sindicato, os trabalhadores que hoje não estão mais atuando nas escolas devem ter o direito ao RSC assegurado exatamente por enfrentarem mais dificuldades em se qualificar quando estavam em atividade. Além da atuação política, inclusive com a abstenção na votação no CPRSC à época da aprovação do regulamento por causa desta e de outras falhas, o SINASEFE cobrou sua extensão em diversas reuniões com o governo. A Assessoria Jurídica Nacional (AJN) produziu, ainda em 2015, nota técnica que fundamenta esta defesa a nível jurídico, confira aqui o documento. O tema também foi pauta do 13º Encontro de Assuntos de Aposentadoria e Seguridade Social (ENAASS), veja o resumo do evento.

TAE
Em relação à demanda dos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAE), a causa já mobiliza milhares de apoiadores há mais de dois anos. Aprovada nos fóruns do SINASEFE em dezembro de 2014, durante a 128ª Plena, a defesa do RSC TAE foi pauta da última greve na Rede. Uma consulta pública para este tema foi aberta pelo Senado e recebeu mais de 20 mil apoios, leia mais aqui. A proposta infelizmente não avançou em sua tramitação por causa da restrição para este tipo de medida legislativa, que precisa ser proposta pela Presidência da República. O tema também foi abordado no recente GT Carreira do SINASEFE, confira a apresentação em Power Point utilizada na ocasião e os documentos em debate no encontro.

Docentes doutores
O debate a respeito do RSC para os docentes que já possuem o título de doutor também é pauta da Frente em Prol do RSC Para Todos. A ideia é que estes profissionais passariam a receber a gratificação denominada RSC IV, a partir do reconhecimento de sua qualificação, nos moldes dos demais tipos de RSC. "Esta proposta não almeja equiparar o professor detentor de título de doutor ao Professor Titular, pois isso seria uma incoerência com os princípios que regem o Plano de Carreira dos Professores do EBTT. A proposta visa a estabelecer um valor adicional aos seus vencimentos. Tendo por base a diferença percentual entre os valores da RT de Professor Doutor DIV-4 e a RT do Professor Titular, que corresponde a 30% no caso do Regime de 20 horas e 15,14%, no caso do Regime de 40 horas com dedicação exclusiva.", explica a minuta apresentada durante o GT Carreira, realizado em julho de 2016. Já existe um grupo de Facebook que reúne militantes com este interesse comum, acesse aqui.

Sobre o RSC
O RSC tem se revelado uma importante ferramenta de reconhecimento do empenho dos trabalhadores, permitindo que competências e saberes adquiridos no exercício da profissão sejam valorizados. Este processo cumpre também o papel de pôr fim ao equívoco de que apenas a academia forma e produz saber e conhecimento.

Fonte: Sinasefe Nacional

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO