NOTA DE REPÚDIO
Os trabalhadores e as trabalhadoras da Reitoria do Instituto Federal Sul-rio-grandense e a Diretoria do SINASEFE/IFSul vêm a público repudiar as manifestações do servidor PAULO ROBERTO RODRIGUES DA COSTA ocorridas na última assembleia geral do SINASEFE/IFSul.
A fala do servidor não só ofende a dignidade de todos e todas, ao usar a expressão “bando de desocupados”, como também traz subjacente uma ideologia - nada nova - de que o serviço público é dispendioso e ineficiente pois emprega servidores “desocupados”.
Nas últimas décadas a ideologia neoliberal - própria da fase atual do Capitalismo - vem tentado legitimar o desvio de recursos do fundo público para o setor privado e, para isso, trata incansavelmente de desmoralizar os servidores públicos, buscando a privatização e a desresponsabilização do Estado para com a garantia dos direitos sociais. Temos assistido diariamente a ofensiva ao serviço público, por parte do Estado e da Mídia, na qual são empregados os mesmos ataques. Causa-nos estranheza o fato de que esse tipo de discurso ideológico seja assumido por um servidor público.
Nós, trabalhadores e trabalhadoras da Reitoria e a Diretoria do SINASEFE/IFSul não acreditamos que a educação pública deva ser feita sob a tônica do enxugamento dos quadros de servidores, como quer o interesse privado. No momento político atual vivemos uma inflexão das políticas públicas em favor do Capital e contra os direitos da classe trabalhadora; a única forma de resistência está na união e fortalecimento dos sindicatos e movimentos sociais. O Sinasefe, que historicamente se constitui de Servidores Técnico-Administrativos em Educação e Servidores Docentes, não irá aderir ao discurso desmobilizador que já há algum tempo vem tentando dividir e enfraquecer nossa base sindical.
Não podemos deixar de destacar, também, que acreditamos que não se pode abandonar a postura ética em momento algum, quaisquer que sejam as posições de cada um; repudiamos veementemente toda atitude que ataque a educação pública e a integridade moral das pessoas!