GT DEMOCRATIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO


 O GT Democratização das IFE foi acordado na última greve entre governo, SINASEFE e Fasubra, com o prazo de conclusão em até 180 dias, tendo suas atividades:

·         21 de maio de 2013 – Início do referido GT (1ª reunião). Reunião no MEC com a presença das duas entidades sindicais (SINASEFE e FASUBRA), representantes da SESu/MEC, da Andifes e da Setec.
Percebeu-se, claramente, a falta de preparo do MEC para participação naquela ocasião. A Fasubra limitou-se a falar acerca de seu projeto de Universidade para Todos e se referir aos “avanços” da Lei nº 11.892 que trata dos Institutos Federais.
Ao final daquela reunião ficou acordado, por solicitação do MEC, que a Fasubra pudesse apresentar sua proposta de Universidade Cidadã (democratização das Universidades Federais) para debate naquele GT.
·         12 de julho de 2013 – Reunião convocada anteriormente e cancelada pelo governo.
·         25 de julho de 2013 – 2ª reunião, no MEC, com a presença das duas entidades sindicais, representantes da SESu e da Andifes.
Uma reunião, a princípio, um pouco mais proveitosa, dando a impressão de que esse GT pode, enfim, resultar, positivamente. O Secretário da SESu disse que existe a possibilidade desse GT poder construir uma unidade histórica sobre o debate da democratização de toda Rede Federal de Ensino e como consequência promover as mudanças na legislação vigente a partir do próprio Palácio do Planalto, com o apoio do movimento sindical e das entidades representativas dos gestores.

Encaminhamentos:
1.    Realizar oficinas, com a participação de todos os setores envolvidos no GT (SINASEFE, FASUBRA, governo/SESu-SETEC, CONIF e ANDIFES). Além da ampliação para os outros setores da Rede Federal que não estão envolvidos no GT (Docentes das Universidades e Entidades Estudantis).
2.    O MEC será o responsável por convidar a representação docente que falta (já  que o SINASEFE já contempla os docentes da EBTT) as representações discentes e a da Setec e do CONIFE que não estiveram presentes até o momento.;
3.    Socialização, online, dos projetos de democratização de cada representação no GT, a ser encaminhada para os integrantes do GT a partir da SESu. O envio de cada projeto deverá acontecer até a próxima terça-feira ou em um segundo momento para o SINASEFE que ainda não tem um projeto elaborado quanto a democratização das Universidades, primeiro ponto a ser tratado nas oficinas, para posteriormente passarmos para o debate dos Institutos Federais e demais segmentos da Rede Federal de Ensino.
4.    As próximas reuniões deverão acontecer sob a forma de Oficinas, a cargo de cada representação, e com palestrantes a serem convidados. Na primeira oficina apresentarão ANDIFES e FASUBRA e na semana seguinte, uma segunda oficina já com o SINASEFE e CONIFE
5.    A próxima reunião (1ª oficina) ocorrerá na última semana de agosto, ficando a segunda oficina para uma semana depois.
6.    A agenda de reuniões será disponibilizada pela SESu até o dia 30 de julho.

Metodologia Aprovada:
1.    Cada oficina acontecerá sob a responsabilidade de duas entidades, por vez;
2.    Nas oficinas será feito o levantamento das convergências, divergências, além das especificidades de cada projeto apresentado;
3.    Cada entidade do GT, bem como os setores a serem convidados terá a participação de até 05 pessoas;
4.    Após as oficinas será realizada uma Plenária Final para o debate de um projeto conjunto e geral para as mudanças necessárias na legislação com vistas à Democratização da Rede Federal de Ensino.

Perspectivas:
Este GT não havia sido convocado antes e pela fala do representante do governo (SESu) existe possibilidades de conseguirmos avançar numa proposta conjunta das Entidades dos Tralhadores, Gestores e Governo, buscando uma mudança na legislação brasileira para promover um processo de democracia e autonomia das Instituições apontadas por todos como tão necessárias.
Só teremos condições de avaliar se o GT irá avançar nesta direção quando da realização das oficinas e das respostas que obtivermos do governo a partir das mesmas.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO